AFINAL: DEVO TER FÉ OU PLANEJAR?

Algumas vezes quando falamos em PLANEJAMENTO para o melhor andamento das atividades da igreja, ouvimos de algumas pessoas: “Como alguém pode pensar em Planejamento, quando a Bíblia diz que o justo vive da fé?!”

É verdade que a Bíblia é o melhor manual de administração da história da humanidade, agora: Há conceitos equivocados sobre o que seja FÉ e também sobre o que seja PLANEJAMENTO – será por conta de alguns livros de auto-ajuda, que tentam nos confundir?-.

Uma das lições acerca disso, aparece no exemplo, simples, citado pelo Senhor Jesus, quando conta a parábola das duas casas: Uma construída por um homem “insensato” e outra construída por outro homem: “prudente” (Mateus 7:24-28).

O homem que edifica sua casa sem alicerces, certamente deveria acreditar que não precisava dedicar esforços no alicerce. Bastava-lhe levantar o prédio e poderia morar debaixo daquele telhado, que estaria devidamente protegido. Ele devia sentir-se cheio de fé – mas era fé em si mesmo (fé de auto-ajuda) – e por isso não se dedicou à prudência,de modo que tentou ganhar tempo, tocar a obra em frente… E no que deu?

Já o homem prudente é capaz de ‘desconfiar’ que precisa de algo mais. Que sua intuição não é suficiente. Que sua autoconfiança não é tudo, por isso dedica-se a edificar sobre a rocha.

Fé, conforme a Bíblia não é a autoconfiança – “tudo vai dar certo…e ponto final!”. A fé, conforme a Bíblia, passa pela desconfiança de que não posso confiar em mim mesmo. Logo, se desconfio, peço direção a Deus e não preciso ter medo de Planejar segundo a direção de Deus.

Da mesma forma: Planejar (ser prudente) não é confiar em si mesmo – pelo contrário: é desconfiar de si mesmo, pensar que se fizer “de qualquer jeito”, poderá não ser o melhor jeito.

Então: Alguém pode planejar conforme suas próprias conveniências, visando atingir seus próprios fins. Nesse caso seus planos serão frustrados. Já outro planeja segundo a vontade de Deus: Cristo é o seu alicerce: Esse descansa de Deus.

 Quem ora e coloca sua vida sob a direção do Espírito Santo de Deus não precisa ter medo nem de ter fé, nem de planejar. Pois é Deus quem o dirige!
Portanto, Fé e Planejamento não são inimigos. Desde que tanto um quanto o outro estejam fundamentados em Jesus
Cristo, nossa Rocha Eterna!
Adiel Lages
Assessoria de Planejamento Estratégico – Igreja Batista Imperial.

[youtube_sc url=http://www.youtube.com/watch?v=CjjwI4VT0uc color=white]

[youtube_sc url=http://www.youtube.com/watch?v=cfDNOwyNB6A color=white theme=light]

[youtube_sc url=http://www.youtube.com/watch?v=QkXtRqVSlao theme=light]